Como Kléber Leite você pode economizar tempo, esforço e dinheiro.

349 cando de forma acentuada este desenvolvimento do animal, colocando tua vida em risco (BROOM & JOHNSON 1993). O desafio é Bastante, há muitos pesquisadores envolvidos com esse tema, explorando mé especialmentetodos para avaliar o bem-estar dos animais utilizando ênfase à análise por características bioquímicas, fisiológicas e comportamentais dos Seres vivos. A seguir apresentamos algumas considerações A cerca de tais como o bemestar animal É possibilitado a ser avaliado pela observação do comportamento. Comportamento e bem-estar animal Enfatizamos qual o entendimento do comportamento animal é essencial para a avaliaçãeste das necessidades Destes Seres vivos, assumindo qual, quando as necessidades não são atendidas, há alterações do comportamento. Todavia, essas alterações comportamentais só podem possibilitar ser detectadas se o comportamento normal for bem conhecido pelo observador.

Neste relato podemos observar, talvez, o primeiro registro do alguns Destes atos comportamentais por protozoários, a partir de observações feitas com recursos amplamente mais simples de que os apresentados hoje. A verdade é de que não gostamos do qual nãeste conhecemos. Imaginar qual os protozoários são organismos difíceis de serem observados ou que o seu estudo exige em algum momento té especialmentecnicas sofisticadas afugentam ESTES iniciantes. Usando exceçãeste das poucas espé especialmentecies bastante estudadas que parasi- 29 Comportamento Animal CS3.indd 29 19/1/ :57:17

220 1.14 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Por MAMÍFEROS MARINHOS Quem são e por de que é interessante trabalhar utilizando esse grupo? Artur Andriolo Paulo Cé especialmentesar Simões-Lopes Os mamíferos marinhos são animais carismáticos, de que costumam provocar admiração, curiosidade e várias outras emoções em todos nós, porém, principalmente, participam da intrincada e complexa rede da vida a ser tão fortes e tãeste frágeis saiba como qualquer outro organismo. Compõem 1 grupo heterogêneo usando cerca do 118 espé especialmentecies agrupadas em 3 Ordens. A Ordem Carnivora abriga as lontras (Mustelidae: Lutrinae), e os ditos pinípedes, que na América do Sul estão representados tanto pelas focas e elefantes-marinhos (Phocidae), quanto pelos lobos-marinhos (Otariidae). Este termo pinípede deriva do Latim pinna, qual significa nadadeira, asas ou pena e pedis, que significa pé, então, pinípedes são Seres vivos usando pfois em FORMATO por nadadeiras.

72 1.5 COMPORTAMENTO DE ESCORPIÕES Alfredo V. Peretti Por de que e de modo a que estudar este comportamento de escorpiões? Utilizando certeza tal pergunta é crucial. É amplamente provável que, na sua própria mente, a palavra escorpiões mesmo que sinônimo do acidente ou até mesmo do fobia. Se pelo seu caso, ESTES escorpiões e talvez outros aracnídeos, causam fobia, a leitura deste capítulo Têm a possibilidade de ajudá-lo a diminuir um pouco desse repúdio. Entretanto, espero de que os escorpiões se revelem saiba como um grupo enigmático, que desperta curiosidade e nãeste mesmo que somente associado a problemas sanitários. Antes do comentar este qual há de interessante de modo a se explorar no comportamento dos escorpiões, creio de que seja necessário resumir algumas do AS SUAS principais propriedades biológicas, você já deve saber amplamente, em todo caso, poderá aprofundar esse assunto usando a bibliografia qual sugiro Ainda mais adiante.

279 vespa coleta intencionalmente este pólen e este transporta até outra flor da mesma espé especialmentecie, onde este deposita ativamente na superfície estigmática (THOMPSON 1994). Quando consideramos unicamente insetos, as abelhas e vespas (Hymenoptera) provavelmente polinizam mais espfoicies vegetais de que qualquer outro grupo animal. A polinização pelas abelhas é certamente mais importante qual todas as outras formas do polinizaçãeste biótica reunidas (ROUBIK 1995). Primeiros passos O primeiro passo de modo a você conhecer o comportamento Destes Seres vivos nas flores é conhecer 1 pouco a planta antes do começar a observar ESTES animais. Há algumas vantagens em estudar os visitantes florais. A primeira delas é que ao invé especialmentes por estar entre quatro paredes pelo laboratório, cheirando a ácido e usando o barulho do uma capela, você Têm a possibilidade de ficar na sombra, sentindo a brisa e este cheiro gostoso do mato, com passarinhos e cigarras cantando.

87 substituída de antemão por outra, maior. Este comportamento das invasoras, logo pelo início do confronto, indicou de que estavam levando em conta aspectos da teia como preditores do tamanho da oponente. Impressiona, no comportamento DE aranhas, a economia de meios usando de que realizam AS SUAS tarefas típicas. Há pouca redundância. E cada comportamento, por rápido e sutil qual mesmo que, possui uma funçãeste. Pelo laboratório, com interesse em saber o que faziam aranhas pelo escuro, projetei um feixe do luz pelo abdômen dorsal do espécimes do A. argentata, e verifiquei de que as aranhas imediatamente inclinavam o abdômen para trás, em direçãeste à luz. Quando a luz incidia no lado ventral do abdômen, a aranha este erguia, aproximando-este da fonte. Esse deslocamento do corpo, demasiado reduzido, uma questãeste de milímetros, me deixou intrigado, até descobrir de que tinha 1 papel essencial na termorregulaçãeste em aranhas orbitelas. Na natureza, aranhas tais como A. argentata ou Nephila clavipes, qual têm do ficar este dia inteiro no centro de sua própria teia, reduzem este aquecimento de que sofrem dirigindo a ponta do abdômen, às vezes alinhando este corpo todo, em direção ao sol, reduzindo a superfície diretamente atingida pelos raios (ROBINSON & ROBIN- SON here 1974).

Ocorre qual, em algumas espécies, as fêmeas se comportam menos receptivas, apenas recebem uma inseminaçãeste, já em outras esse fato nãeste ocorre. Este Porreiro é fazer observações preliminares de modo a que se escolha a espfoicie Ainda mais simples de modo a este produção, em especial ao se contemplar experimentos qual necessitam do 1 n Cafifa do acasalamento observados. Consulte a bibliografia e os colegas escorpionólogos de modo a uma orientaçãeste sobre isso; e) ESTES escorpiões não este olharãeste durante as observações. Contudo, eles são sensíveis à intensidade e à longitude do onda da luz ambiental. Se é de uma filmadora de modo a gravaçãeste na escuridãeste do Género night shot (Figura 1), ótimo. Porfoim, nãeste se preocupe se isso não está ao seu alcance, simplesmente faça suas observações em baixa iluminaçãeste de cor roxa, que oferecerá boa condiçãeste de observação e não afetará os escorpiões; f) se você se interessa em criar escorpiões a partir de pequenos de modo a ver alguns aspectos comportamentais durante a ontogenia, lembro 76 Comportamento Animal CS3.indd 76 19/1/ :57:31

175 leceu os fundamentos da nomenclatura cientíVive, descreveu ESTES répteis e os anfíbios tais como a ser criaturas sujas, feias e repugnantes. No entanto, ESTES répteis são animais interessantes, relativamente fáceis de estudar e têm sido objeto de estudos do comportamento há bastante tempo. Em termos gerais, há um claro desvio em que os padrões comportamentais do lagartos e quelônios sejam mais conhecidos do que os Destes outros ré especialmentepteis. Isso se deve à sua maior facilidade de encontro e estudo do qual à ausência do comportamentos por parte Destes outros grupos de ré especialmentepteis. As cobras-cegas ou anfisbenídeos sãeste animais fossórios (vivem enterrados) e, portanto, são difíceis do serem encontrados e praticamente nada se sabe A cerca de os seus comportamentos. Serpentes são geralmente solitárias, o qual dificulta seu encontro e, conseqüentemente, este estudo por seu comportamento. Usando relação ao tuatara, por ser por um grupo por ré especialmentepteis com poucas espé especialmentecies, vários do seus comportamentos sãeste conhecidos.

O projeto por construção do shopping chegou a ser aprovado pelos órgãESTES públicos, porfoim, este Governo do Estado, de que já tinha editado o decreto de que autorizava a construção, revogou a decisãeste, se posicionando do maneira contrária ao empreendimento.

338 Julgando pelos financiamentos disponíveis e ESTES interesses DE universidades e das Organizações Não Governamentais (ONGs) envolvidas em conservaçãeste, acreditamos qual a mistura por Etologia e Conservação tem um Porreiro futuro no País do futebol. Onde existe pelo País do futebol? Como começar? O ponto de partida É possibilitado a ser variado, julgando a partir da MANEIRAção dos autores deste capítulo. Mas todos começaram fazendo conservacontinuademoraestacaestacionaestaficafixa jazepararpermanecequedagios em zoológicos, centros por primatas, unidades por conservaçãeste ou projetos de pesquisadores do faculdades ou ONGs. O País do futebol tem muitas ONGs técnicas, tais como a Associação Mico-Leão-Dourado e este IPÊ, de que fazem pesquisa como parte Destes projetos por conservaçãeste. Essas instituições sãeste ótimos lugares para estacionaestaficafixa jazepararpermanecequedagios A respeito de conservaçãeste e para começar a observar Seres vivos. Nada substitui este aprendizado feito através observação direta dos Seres vivos. Para entrar na área da etologia, é Porreiro criar estágio com professores da área, não somente aqueles de que trabalham usando conservação, contudo aqueles de que tratam por temas qual poderiam ser importantes para conservação.

Rodrigo Caio ganha chance do mostrar sua própria capacidade pelo Flamengo, porém deterá pressãeste pelo preço qual custou

190 1.12 AVES, DO LATIM AVIS Oswaldo Marçal Júnior Alexandre Gabriel Franchin Introdução Nãeste é por Este momento qual as aves ocupam 1 lugar de destaque entre nós. Elas sãeste presença constante nas Muito mais diversas religiões, culturas e civilizações. ESTES exemplos simbólicos sãeste muitos e portanto destacamos exclusivamente alguns: No antigo Egito, este deus Hórus era personificado como 1 homem utilizando cabeça de falcãeste. Na Grécia Antiga, uma coruja representava a sabedoria. As legiões romanas ostentavam a tua frente um estandarte com a figura por uma águia-gritadeira, símbolo de força e do poder. Uma ave trouxe ao patriarca Peloé a certeza do de que as águas do dilúvio haviam finalmente abaixado. Em Teor concretos, aves provavelmente sejam utilizadas utilizando fins ornamentais e alimentares desde ESTES primórdios da humanidade.

82 1.6 Por SEDA E QUELÍCERAS: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DAS ARANHAS César Ades Não há quase uma regiãeste da natureza em de que não se encontre alguma aranha. Foelix (1996) nota de que as aranhas Muito mais por espécies conhecidas, formando aproximadamente 100 famílias conquistaram todos ESTES ambientes ecológicos, com a exceção do ar e do mar Livre. Em uma simples caminha por uma trilha, prestando atenção, você descobrirá muitos espfoicimes, certos na grama, outros em arbustos, outros andando na casca DE árvores ou nas folhas. Se você for do manhã amplamente cedo, deterá uma visãeste espetacular DE teias de aranhas, cujos fios habitualmente quase transparentes o orvalho deixará brilhantes. Vale a pena estar acompanhado por um especialista em aranhas: ESTES sistematas têm o olhar mais treinado e localizam aranhas nos lugares mais imprevisíveis.

232 gívoro Artibeus lituratus do Estado do São Paulo, principalmente em exemplares provenientes do áreas urbanas. Saiba como explicar tal descoberta? A explicaçãeste Ainda mais direta e simples era atribuir ao contato físico usando D. rotundus. ESTES pesquisadores e té especialmentecnicos da saúpor queriam saber tais como D. rotundus poderia deter transmitido esse vírus a A. lituratus. Contudo, para quem conhece os hábitos e este comportamento das duas espé especialmentecies não consegue imaginar tais como e quando esse contato físico possa ter ocorrido. Durante o POR DIA, A. lituratus se abriga em folhagem verde (abrigo externo), enquanto qual D. rotundus se abriga no interior de cavernas, de ocos por árvore, do bueiros e do casas desabitadas (abrigos internos). Ambas as espé especialmentecies formam agrupamentos isolados, não se misturando ou mantendo contato corporal usando indivíduos do outras espfoicies. Em a noite, A. lituratus voa ao redor de árvores à procura do seu alimento, enquanto de que D. rotundus voa ao redor do currais, pocilgas e galinheiros onde procura AS SUAS vítimas de modo a se alimentar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *